Offline
POPLOADFESTIVAL 2025 É DAS MULHERES!
Por Rock Pop Club
Publicado em 22/08/2025 11:56
Música

Texto Por: Milton Alves @videbula.music Fotos Por: Wilson Domingues @wilbor_domina

No último dia 31 de maio, de 2025, aconteceu em São Paulo a nona edição do Popload Festival. Após três anos, o festival finalmente estava de volta, e de casa nova, desta vez, no Parque Ibirapuera, nesta edição, além de celebrar a música alternativa e indie, o festival também se propôs, a destacar a força e o protagonismo feminino na cena musical. O evento como sempre é uma experiência marcante para os amantes da boa música, o Popload Festival é um dos principais festivais de música alternativa do Brasil. se destaca por trazer ao país nomes consagrados da cena internacional, além de promover talentos emergentes do indie global e nacional. Em sua nona edição, não foi diferente, um line-up, cheio de novidades, como é o caso, do duo nova-iorquino The Lemon Twigs, formado pelos irmãos Brian e Michael D’Addario, mesclando com grandes nomes da cena musical, pop e alternativa do Brasil e do mundo, bandas como Terno Rei, a cantora islandesa Laufey, Norah Jones, e Sant Vincent, além da multiartista Kim Gordon, o festival nesta edição, tambem inovou Esse ano, o Popload Festival, anunciou dois palcos: o palco Heineken, com atrações principais, e o poploading by Heineken, com apresentações nos intervalos dos shows do palco principal. onde novos artistas e bandas, tiveram a chance de mostrar seu trabalho para um grande público dentro de um festival importante. Yago Oproprio, Moor Mother (NYC), Maria Beraldo, Vera Fischer Era Clubber e outros, poderam mostra seu trabalho, em apresentações memoráveis, abrangendo a cena independente e alternativa, foi um tremendo acerto da organização do festival. Com o slogan “Aqui pela música”, o festival mais uma vez, provou que podemos contar com sua excelente curadoria para reunir diversos estilos musicais, com destaque especial para as artistas femininas, que fizeram toda diferença em suas apresentações. Parabéns a produção do festival e a todas essas mulheres incríveis que fazem sons tão autênticos, artistas de estilos bem diferentes no palco, mas todas com apresentações poderosas. Em 2025, o festival também ampliou seu compromisso com os princípios ESG, implementando práticas voltadas à sustentabilidade, inclusão e bem-estar, parabéns, ao Popload festival, e que venha a decima edição, e muitas outras.

KIM GORDON:

Musicista, cantora e compositora, mais conhecida por seu trabalho como baixista, guitarrista e vocalista da banda Sonic Youth. Kim Gordon se apresentou em são Paulo na nona edição do Popload festival, e tambem no Cine joia. Atualmente a cantora e compositora vem trabalhando em sua carreira solo e vem atuando em diversas áreas da arte. Além da música, Kim Gordon faz moda, produção de discos e artes visuais além de atuar em diversos filmes como atriz e produtora, seu trabalho solo vem arrancando ótimas críticas da mídia especializada, uma mistura fascinante de indie rock, trap e sons incomuns, a cantora tem feito vários shows, mundo a fora, e em turnê pela américa latina, passou pelo Brasil, acaba de lançar seu segundo álbum intitulado, “The Colective” disco que vem sendo apresentado ao público em suas apresentações. No palco do Popload festival, a cantora fez uma apresentação vigorosa e surpreendente, um show que levou o público , não so a vivenciar a música , mas tambem a fazer parte de uma experiencia sensorial, absoluta, no auge dos seus 72 anos de idade, a cantora prova que ainda é uma das mais importantes e relevantes da cena musical e artística mundial, cativando o público por onde passa, numa total entrega, enérgica e fascinante, fazendo música, arte e política, com sabedoria e muita, muita elegância.

TERNO REI: A banda Terno Rei subiu ao palco do Popload festiva, ainda era tarde e fazia um frio em meio um sol, tímido, que parecia retratar os músicos no palco, a banda foi recebida com muitos aplausos de um público que estava ali para velos, e logo esse clima de festa tomou conta do parque Ibirapuera, e sempre bom ver uma banda , que sabe o que está fazendo, e exatamente isso que é o Terno Rei, um indie bem feito, ótimas letras, e uma incrível, sintonia entre os músicos, além de ótima presença de palco, a banda mostrou por que se tornou um dos grandes nomes da música pop alternativa atual, no Brasil, em um show que beira a perfeição, estreitando laços com artistas e público, a participação do Musico Samuel Rosa , foi a cereja do bolo, um otimo show, redondinho, perfeito para assistir num fim de tarde, frio.

TASSIA REIS: A cantora Tássia Reis, foi uma das primeiras atrações do Popload festiva, a cantora e compositora paulistana, subiu ao palco de festival, e já se aglomerava um bom público para assistir a sua apresentação, as rimas e o contato com o rap são destaque no show, mas tambem a cantora flerta com ritmos como samba e outros elementos da música brasileira, de maneira intensa, o show e quase uma celebração, que se revela aos poucos, pinceladas instrumentais e rítmicas que se completam pelas letras que falam de autoaceitação, direcionamento e história interpessoal, de lutas e resistência, tava tudo ali, em sintonia de banda artista e plateia, sem dúvida um grande show de uma grande artista. Parabéns a produção do show por essa escolha tão acertada, o público merece conhecer e celebrar Tassia Reis.

LAUFEY:

Laufey faz sua estreia no Brasil no palco do Popload festival. Após muita espera dos fãs, a Cantora, compositora e multi-instrumentista islandesa, finalmente se apresentou em terras brasileiras, a artista de apenas 26 anos tem chamado atenção no cenário musical, com uma, combinação de jazz, pop e música clássica, influenciada por grandes nomes como Ella Fitzgerald e Billie Holiday, misturando sons que vai desde o pop a bossa nova. No palco do Popload festival, a cantora foi ovacionada por uma plateia em sua maioria de adolescentes, vestidos a caráter, com camisetas e cartazes, sem dúvida foi um dos grandes momentos do festival, uma apresentação impecável, com direito a orquestra e uma super iluminação, a cantora em alguns momentos se mostrou emocionada, e ao final do show, vestida com uma camiseta do Brasil expressou seu desejo de voltar ao país, para alegria dos fãs.

THE LEMON TWIGS: A banda de NY, se apresentou em São Paulo, levando seu som cheio de psicodelia setentista, com um repertório de músicas dançantes, fez o público voltar ao clima dos anos 1970, Os irmãos Brian e Michael D'Addario. Entregaram aos fãs uma apresentação simples e direta, agradando aos fãs e tambem a quem ali os via pela primeira vez, um bom show, uma boa surpresa.

Vera Fisher Era Clubber: Brutal, mas articulado, emergindo como uma das mais cativantes bandas da cena eletrônica discopunk do Rio de janeiro, a banda consegue capturar a sensação de viver em uma cidade caótica através de suas músicas, que são verdadeiras crônicas sociais urbanas, a banda prova que o início da próxima grande esperança da cena eletrônica, talvez tenham sido prematuras, há muito mais em Vera Fisher era Clubber, do que sua típica rebelião jovem e irritada. O show ao vivo em São Paulo, no palco secundário do Popload Festival, o Poploading, e foi uma loucura. performances espontâneas, onde a vocalista, fala as letras como se contasse histórias de vida, abordando temas como relacionamentos e a complexidade da vida noturna, com um tom ácido, divertido, debochado e sarcástico. A banda Vera Fischer Era Clubber, é formada por Peko, Malu, Vickluz e Crystal, lançou recentemente seu segundo álbum "Veras I". Finalmente algo de novo numa cena que as vezes parece tão monótona.

MARIA BERALDO: Parecia ser so mais um show de uma artista da chamada nova MPB, entre uma apresentação, e, o tão aguardado show da cantora Laufey, tudo seria mais do mesmo, não fosse ali naquele pequeno palco, do Popload festival a potência chamada Maria Beraldo, logo de cara o show surpreende, ouve-se os primeiros acordes, com o palco completamente ás escuras, e daí surge a voz potente e poderosa da cantora, e a partir daí, começa um verdadeiro espetáculo, um show inusitado, surpreendente e poderoso, dona de uma das mais belas vozes da nova cena rock MPB, nacional, a cantora tomou pra si o público, que ali estava, surpreso e encantado com tamanha presença de palco, a cantora, compositora e produtora, consegue ser provocativa e cativante ao mesmo tempo, com músicas profundas, cuja as letras falam de , sexo, desejo, mesmo soando como canções bem pop, em pouco mais de uma hora de show , o público que ali estava se dividia entre os que já erão fãs apaixonados, e outros tantos curiosos, que com certeza depois da apresentação da cantora já fazem parte dessa mesma gama de fãs apaixonados, Maria Beraldo é o que se pode chamar de uma bela surpresa, criativa e muito dona de si, entregou um dos melhores shows da noite do Popload festival.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!